História
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Fernandópolis/APADAF, entidade sem fins lucrativos, fundada em 22 de junho de 1996. Existe há mais de 25 anos no município de Fernandópolis.
Nesses mais de 25 anos de existência a APADAF é a única Organização da Sociedade Civil do município e região que se propõe a desenvolver projetos voltados para o atendimento integral à pessoa surda e portadora de deficiência auditiva.
Tem se mantido com recursos próprios e de convênios, encontrando sérias dificuldades financeiras, devido ao elevado custo de manutenção e não possui condições financeiras de cumprir totalmente com os seus encargos.
Atualmente a APADAF atende aproximadamente 100 usuários entre esses estão crianças, adolescentes, adultos e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social nos municípios de Fernandópolis, Meridiano, Pedranópolis, Populina, Guarani d’ Oeste, São João do Iracema e Macedônia.
Conta com Equipe Multiprofissional formada por: Coordenador, Assistente Social, Fonoaudióloga, Psicóloga, Orientador Social e Auxiliar de Limpeza com formação em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, os atendimentos são realizados das 08:00 às 17:00 na sede da instituição.
Possuímos Terapia fonoaudióloga, aulas de Língua Brasileiras de Sinais/LIBRAS, atividades recreativas, projeto de esporte, atividades socioassistenciais com os usuários e a família, atendimento psicoterápico e orientação familiar.
Orientamos o usuário surdo ou deficiente auditivo sobre seus deveres e direitos, fazemos encaminhamentos para o mercado de trabalho, a fim de melhorias na qualidade de vida desses usuários. Temos deficientes auditivos inseridos no ensino superior e a presença de intérpretes para o ensino regular, superior e no mercado de trabalho.
A APADAF luta constantemente para a garantia dos direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva, promovendo orientações e também desenvolvendo um trabalho coletivo fortalecendo a comunidade surda de Fernandópolis e região.